sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Gala Cromos da Bola 2008 - A Terceira Noite


Foi num clima de grande comoção que a decisão relativa ao Rui Óscar para Dramalhão do Ano surgiu no calendário de celebrações.
Ouviu-se um pigarrear colectivo do público.
Os pañuelos sairam dos bolsos.
Surgiram soluços abafados, como se a tragédia flutuasse no ar acima da plateia.
As faces da populaça surgiram pintadas de antecipação de cariz negativo, como quem presencia um acidente prestes a acontecer, ou o Ronny a assumir a marcação de um livre directo.

O próprio lateral esquerdo quase-timorense não resistiu à tensão do momento e apertou com força a suave (mas firme) mão de Nalitzis, que sorriu timidamente e sussurrou um visceral "je t'aime".

Mas quando Eládio Clímaco e Luís Carlos mandaram o desamparado Quim subir ao palco, os sorrisos abriram-se acabrunhados e a infame "palminha lenta" começou a surgir. Tal qual uma película americana, o som a batata frita das palmas - símbolo de popularidade e aprovação - encheu a pouco e pouco o armazém outrora frio e tristonho. Nalitzis ofereceu um anel de rubi a Ronny, e Quim deixou escorregar o Rui Óscar das mãos três vezes antes de conseguir proferir a primeira palavra de agradecimento.

Foi com uma sensação de reconhecimento que a plateia abraçou o galardoar deste projecto, que documentou o terror e a angústia de um guarda-redes que sofre 13 golos em 13 dias. "Thirteen Ghosts" demonstrou também grande criatividade da equipa que redigiu o argumento deste filme, pois um guião destes cabe claramente no domínio da mais mirabolante ficção científica. O trágico keeper Joaquim Silva protagonizou o papel da sua carreira na pele do azarado diabo que resistiu heroicamente a todos os obstáculos que o assolaram durante 13 dias de pesadelo.

As coisas piaram mais fininho quando chegou a hora de entregar o Rui Óscar para Melhor Filme de Terror. Com o Incrível Hulk já fora do pavilhão a mastigar camiões TIR, o Rocha do Duarte & Cia a vender papagaios de papel na praia e o Joker entretido a pintar um auto-retrato (sim, auto) da Mona Lisa, as atenções viraram-se para o único vilão presente: o sanguinário Ávalos, de regresso aos certames lusitanos.

Porém, qual a surpresa quando quatro cidadãos seniores se levantaram (com ajuda alheia) e caminharam/foram empurrados muito lentamente em direcção ao palco...É verdade, qual dia de Natal, onde por tradição se come "roupa velha", na Gala Cromos da Bola velhos foram os trapos, e estes mesmos trapos vencedores foram.

"The Mummy Returns" foi a película vencedora da categoria reservada aos Ávalos deste Mundo, reveladora e assustadora na forma como retrata o renascimento de uma Fénix muy portuense, apesar de vermelha. Como múmias temos os decrépitos Falmeida, Renato e Cao, mas quem mais brilhou foi Alves Nilo Vinha, no papel da múmia que vinha, mas não veio, arrebatando assim o Rui Óscar para Melhor Actor Secundário. O ceifador cabo-verdiano Cao também esteve em destaque, vencendo categoricamente o Rui Óscar para Melhor Ser Humano em Decomposição.

Para celebrar o feito, o quarteto de amigos foi beber uma canja de galinha e jogar dominó para o jardim. Parece que o Cao foi expulso. O outro vencedor da noite, Quim, pediu para se juntar ao gang e fazer uma partidinha, mas os convivas não o deixaram jogar, dado que deixava cair as peças todas.

9 comentários:

Anónimo disse...

deixe-me inaugurar os comentes neste post
minino Fitxz,o seu bigode é....de morrer...eu quero,eu quero,deixe-me inaugura-lo também..

Anónimo disse...

antecipando a gala 2009 o rui oscar para o filme mais dramatico vai ser para m veloso pela sua magnifica interprtação no filme "um sonho chamado bolton"

Gino Magnacio disse...

Deixo desde ja o meu voto para o Melhor realizador "Flores Gump"

Anónimo disse...

O prémio para melhor actor principal devia ir para o Garcês, com o seu "Revolta no Panamá". A história de um jogador obrigado a jogar em Coimbra - local onde as tentações o perseguem - e que foge para o Panamá.

Piores filmes do ano: "O Evangelho de Judas", com actuações miseráveis e usurárias de Meyong Zé e Jorge Jesus e "A preguiça" interpretada por Adriano.

Anónimo disse...

Para não falar do Thriller Psicológico mais visto no dia 14 de Setubro numa sala com grades Sucol em vez de bancos, em versão DVD pirata e dobrada em Portugês de Moçambique. "Psycho-Cop" a história de um polícia condenado por, num acto quasi-hitleriano, ter dizimado milhares de galináceos com a vil intenção de fazer pipis para Tomo Sokota, então recém desempregado e que aproveitou a sanguinária veia do jovem Cop para fazer uns lanches com Carlos Costa e Cia, que assim que lhes cheirou a refogado,com o que sobrou do fundo de desemprego depois de 23 sandes de atum, apanharam o primeiro que saiu do Aeroporto de Faro para a Croácia, guiando-se pelo cheiro até à rolote do impiedoso Striker Croata.
Mas, com a ajuda do "Semper fi" e seu tutor na arte de de ler subliminares mensagens diabólicas nas letras dos Ozone, Cop consegue escapar da prsião mais alta segurança, ameaçando todo o guardame com uma horror paralizante perante a visão de uma chuteira de Paulinho Santos, ainda com um pouco da canela, (agora já bastante descomposta e a cheirar a sovaco de Pena, o que é pena) de João Pinto, oferta do amigo Bruno Mestre por tão bons pipis ofertados.
Vendo-se perseguido e cansado, o agora fugitivo Cop procura a ajuda do único amigo que não estará agora vigiado: O discreto Vojkovic. Tão discreto que nem a polícia se lembra dele. Mas Cop não é polícia, Cop é Cop e não esquece os amigos que lhe trazem vídeos das discussões cómicas de Miner e Dani Diaz pela última Cruzcampo do bar do clube. E Vojkovic sabe o que fazer. O Yugo de Brcic, Srcbec e Pavlovic leva mais um. O destino é internacional.O destino é longínquo. O destino é a Madeira.
E agora, longe dos espectros da perseguição e da flatulência de Putnik, Cop impõe a sua lei no Nacional pouco nacional da Madeira disfarçado de futebolista. Mas a sua promissora e um tanto tenebrosa carreira de apreendimento da vida alheia não terminou com esta mudança ares...

Em breve PSYCHO-COP II, em que um presidente corre o risco de se transformar num balde de torresmos. Mais um thriller apaixonante da saga do intrépido aniquilador e cozinheiro, COP!

Anónimo disse...

Disseram-me que o Cao, ao subir ao palanque para receber o seu Rui Oscar, fez um carrinho ao Eládio Clímaco que lhe arrancou uma perna!!

É verdade?

(já agora, não resisto a dizer que O PAIXÃO voltou aos relvados!! No seu Algarve (e no Algarve do Carlos Costa, Paco Fortes, Hajry e Hassan!!) PAIXÃO volta a fazer-nos sonhar (e volta a mandar arrotos com cheiro a jaquinzinhos de cebolada com imperial preta natural)!!!

A vida é boa, quando vivida com PAIXÃO!!

Estou feliz.

Ivo

Anónimo disse...

PAIXÃOOOO..é o bigode do minino FIXZT..que loucura



Arménia Úrsula

Anónimo disse...

Vocês estão em grande :)
Duje "Robo" Cop será sem dúvida a película mais aguardada de 2009, esperemos que o Manuel não desbaste os nossos sonhos à machadada.

@Ivo: Se o Paixão ainda tiver o cabelinho de 1993, vou forçar uma agência de viagens a fazer visitas guiadas aos treinos do dito cujo.

@Exma. Arménia Úrsula: Força nisso. Tenho bigode para dar e vender?

Anónimo disse...

e vender???
NÃAAOO...eu quero de borlaaa...borlinha.Voçe é um maluco do rizo..seu despravado humorista.
mas seu bigode...hummm



Arménia Úrsula

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...