sexta-feira, fevereiro 06, 2009
Gala Cromos da Bola 2008 - A Terceira Noite
Foi num clima de grande comoção que a decisão relativa ao Rui Óscar para Dramalhão do Ano surgiu no calendário de celebrações.
Ouviu-se um pigarrear colectivo do público.
Os pañuelos sairam dos bolsos.
Surgiram soluços abafados, como se a tragédia flutuasse no ar acima da plateia.
As faces da populaça surgiram pintadas de antecipação de cariz negativo, como quem presencia um acidente prestes a acontecer, ou o Ronny a assumir a marcação de um livre directo.
O próprio lateral esquerdo quase-timorense não resistiu à tensão do momento e apertou com força a suave (mas firme) mão de Nalitzis, que sorriu timidamente e sussurrou um visceral "je t'aime".
Mas quando Eládio Clímaco e Luís Carlos mandaram o desamparado Quim subir ao palco, os sorrisos abriram-se acabrunhados e a infame "palminha lenta" começou a surgir. Tal qual uma película americana, o som a batata frita das palmas - símbolo de popularidade e aprovação - encheu a pouco e pouco o armazém outrora frio e tristonho. Nalitzis ofereceu um anel de rubi a Ronny, e Quim deixou escorregar o Rui Óscar das mãos três vezes antes de conseguir proferir a primeira palavra de agradecimento.
Foi com uma sensação de reconhecimento que a plateia abraçou o galardoar deste projecto, que documentou o terror e a angústia de um guarda-redes que sofre 13 golos em 13 dias. "Thirteen Ghosts" demonstrou também grande criatividade da equipa que redigiu o argumento deste filme, pois um guião destes cabe claramente no domínio da mais mirabolante ficção científica. O trágico keeper Joaquim Silva protagonizou o papel da sua carreira na pele do azarado diabo que resistiu heroicamente a todos os obstáculos que o assolaram durante 13 dias de pesadelo.
As coisas piaram mais fininho quando chegou a hora de entregar o Rui Óscar para Melhor Filme de Terror. Com o Incrível Hulk já fora do pavilhão a mastigar camiões TIR, o Rocha do Duarte & Cia a vender papagaios de papel na praia e o Joker entretido a pintar um auto-retrato (sim, auto) da Mona Lisa, as atenções viraram-se para o único vilão presente: o sanguinário Ávalos, de regresso aos certames lusitanos.
Porém, qual a surpresa quando quatro cidadãos seniores se levantaram (com ajuda alheia) e caminharam/foram empurrados muito lentamente em direcção ao palco...É verdade, qual dia de Natal, onde por tradição se come "roupa velha", na Gala Cromos da Bola velhos foram os trapos, e estes mesmos trapos vencedores foram.
"The Mummy Returns" foi a película vencedora da categoria reservada aos Ávalos deste Mundo, reveladora e assustadora na forma como retrata o renascimento de uma Fénix muy portuense, apesar de vermelha. Como múmias temos os decrépitos Falmeida, Renato e Cao, mas quem mais brilhou foi Alves Nilo Vinha, no papel da múmia que vinha, mas não veio, arrebatando assim o Rui Óscar para Melhor Actor Secundário. O ceifador cabo-verdiano Cao também esteve em destaque, vencendo categoricamente o Rui Óscar para Melhor Ser Humano em Decomposição.
Para celebrar o feito, o quarteto de amigos foi beber uma canja de galinha e jogar dominó para o jardim. Parece que o Cao foi expulso. O outro vencedor da noite, Quim, pediu para se juntar ao gang e fazer uma partidinha, mas os convivas não o deixaram jogar, dado que deixava cair as peças todas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
9 comentários:
deixe-me inaugurar os comentes neste post
minino Fitxz,o seu bigode é....de morrer...eu quero,eu quero,deixe-me inaugura-lo também..
antecipando a gala 2009 o rui oscar para o filme mais dramatico vai ser para m veloso pela sua magnifica interprtação no filme "um sonho chamado bolton"
Deixo desde ja o meu voto para o Melhor realizador "Flores Gump"
O prémio para melhor actor principal devia ir para o Garcês, com o seu "Revolta no Panamá". A história de um jogador obrigado a jogar em Coimbra - local onde as tentações o perseguem - e que foge para o Panamá.
Piores filmes do ano: "O Evangelho de Judas", com actuações miseráveis e usurárias de Meyong Zé e Jorge Jesus e "A preguiça" interpretada por Adriano.
Para não falar do Thriller Psicológico mais visto no dia 14 de Setubro numa sala com grades Sucol em vez de bancos, em versão DVD pirata e dobrada em Portugês de Moçambique. "Psycho-Cop" a história de um polícia condenado por, num acto quasi-hitleriano, ter dizimado milhares de galináceos com a vil intenção de fazer pipis para Tomo Sokota, então recém desempregado e que aproveitou a sanguinária veia do jovem Cop para fazer uns lanches com Carlos Costa e Cia, que assim que lhes cheirou a refogado,com o que sobrou do fundo de desemprego depois de 23 sandes de atum, apanharam o primeiro que saiu do Aeroporto de Faro para a Croácia, guiando-se pelo cheiro até à rolote do impiedoso Striker Croata.
Mas, com a ajuda do "Semper fi" e seu tutor na arte de de ler subliminares mensagens diabólicas nas letras dos Ozone, Cop consegue escapar da prsião mais alta segurança, ameaçando todo o guardame com uma horror paralizante perante a visão de uma chuteira de Paulinho Santos, ainda com um pouco da canela, (agora já bastante descomposta e a cheirar a sovaco de Pena, o que é pena) de João Pinto, oferta do amigo Bruno Mestre por tão bons pipis ofertados.
Vendo-se perseguido e cansado, o agora fugitivo Cop procura a ajuda do único amigo que não estará agora vigiado: O discreto Vojkovic. Tão discreto que nem a polícia se lembra dele. Mas Cop não é polícia, Cop é Cop e não esquece os amigos que lhe trazem vídeos das discussões cómicas de Miner e Dani Diaz pela última Cruzcampo do bar do clube. E Vojkovic sabe o que fazer. O Yugo de Brcic, Srcbec e Pavlovic leva mais um. O destino é internacional.O destino é longínquo. O destino é a Madeira.
E agora, longe dos espectros da perseguição e da flatulência de Putnik, Cop impõe a sua lei no Nacional pouco nacional da Madeira disfarçado de futebolista. Mas a sua promissora e um tanto tenebrosa carreira de apreendimento da vida alheia não terminou com esta mudança ares...
Em breve PSYCHO-COP II, em que um presidente corre o risco de se transformar num balde de torresmos. Mais um thriller apaixonante da saga do intrépido aniquilador e cozinheiro, COP!
Disseram-me que o Cao, ao subir ao palanque para receber o seu Rui Oscar, fez um carrinho ao Eládio Clímaco que lhe arrancou uma perna!!
É verdade?
(já agora, não resisto a dizer que O PAIXÃO voltou aos relvados!! No seu Algarve (e no Algarve do Carlos Costa, Paco Fortes, Hajry e Hassan!!) PAIXÃO volta a fazer-nos sonhar (e volta a mandar arrotos com cheiro a jaquinzinhos de cebolada com imperial preta natural)!!!
A vida é boa, quando vivida com PAIXÃO!!
Estou feliz.
Ivo
PAIXÃOOOO..é o bigode do minino FIXZT..que loucura
Arménia Úrsula
Vocês estão em grande :)
Duje "Robo" Cop será sem dúvida a película mais aguardada de 2009, esperemos que o Manuel não desbaste os nossos sonhos à machadada.
@Ivo: Se o Paixão ainda tiver o cabelinho de 1993, vou forçar uma agência de viagens a fazer visitas guiadas aos treinos do dito cujo.
@Exma. Arménia Úrsula: Força nisso. Tenho bigode para dar e vender?
e vender???
NÃAAOO...eu quero de borlaaa...borlinha.Voçe é um maluco do rizo..seu despravado humorista.
mas seu bigode...hummm
Arménia Úrsula
Enviar um comentário